quarta-feira, 20 de abril de 2011

Piso e Revestimento para banheiros.

Olá amores amados!!

Quero dizer que começo esse post feliz que só pinto no lixo por dois motivos: o primeiro é que minha cerãmica chegouuuuu!!!! E o segundo é que o blog ultrapassou as 800 visitas!!!! Uhuuu!!! Um amigo meu todo engraçadinho disse que esse número se deve a Tião, meu amado noivo, que deve ficar dando "F5" na tela umas 90 vezes por dia... Mentira.. ele tem mais o que fazer ta?

Bom, esse é mais um post encomendado pela querida "Tia" Lia!! Em primeiro lugar preciso fazer pra vocês uma revelação de uma das minhas loucuras que me acompanham desde a infância: eu sou apaixonada por banheiros. Quando eu tinha uns 5 anos, em toda casa que eu chegava, bastava eu pisar lá que virava pra minha mãe e dizia: "mamãe, to com vontade de fazer xixi!!" E ela: "mas já Manoela??? vc acabou de chegar!" E ai eu começava a fazer a famosa cena das pernas espremidas e a mão na porta de saída do xixi até minha mãe me levar ao banheiro... Chegando lá... eu sentava no vaso e ficava hipnotizada olhando cada detalhe do banheiro alheio e, claro, não saía uma única gotinha sequer de nadica de nada!!

Hoje eu continuo visitando banheiros alheios com esse costume feio de reparar nos WC por aí. Mas, pra você ir logo parando com sua tentativa de diagnosticar minha loucura, vou logo dizendo que essa é uma doidice produtiva: serve pra eu publicar ideias "lhindassss" no blog!!!!

Mas vamos deixar minhas loucuras infantis de lado e vamos ao que interessa!!

Pisos e revestimentos de banheiros. Como as opção são muitasss, vou selecionar algumas que eu acho mais possíveis para nós, meros mortais.

Mas, antes de qualquer coisa, vamos à dica universal sobre pisos de banheiro: O "bixo" não pode escorregar, entendeu? Especialmente na área do box! Por mais novinha que você seja, uma queda no banheiro pode desgraçar você por muito tempo! Então, independente da beleza do piso, pergunte logo: quando fica molhado, escorrega?? Se a resposta for sim, risque logo do seu caderninho!

Falando em queda no banheiro, deixa eu dar outra diquinha muito preciosa: tenha a idade que tiver, não custa nada colocar uma barrinha de apoio dentro do box. Não, criatura!! Claro que não vai ficar feio!! Afff!! Procure uma barrinha de aço inox, como essas aqui ó:







Outra dica universal, já foi dada no post sobre pisos que diz respeito ao PEI: de 4 a 5 por favor né povo? Você não vai querer ver o lindo piso do seu banheiro com o esmalte destacando no primeiro banho.

Quanto às cores, bem, aí  vai do seu gosto e do bom senso que, se você não tiver, faça o favor de reconhecer e pedir ajuda pra que seu banheiro não ficar parecendo um cabaré!

O wc é um dos lugares da casa que pede revestimento nas paredes, assim como a cozinha. Você não precisa revestir todas as paredes, se quiser, pode optar por deixar uma delas sem revestimento e pintar de uma cor legal, com uma tinta lavável, dessas mais resistentes à umidade.

Mas vamos lá para algumas opções de revestimento.

A primeira é a cerâmica. Você pode optar por usar a cerâmica do piso também nas paredes que dá uma uniformizada legal no ambiente.A diquinha quente aqui é você usar um rejunte mais parecido possível com a cor da cerâmica que vc escolher. Lembrem-se de comprar a argamassa para áreas molhadas ta? vejam essa foto:



Aqui não foi usada a mesmo pedra no piso na parede. a da parede é mais retangular. Mas é bem parecida e essa é a ideia. (meu pai amado, tem quem use bidê ainda?? afff!!)

Olha esses aqui:


Outra opção é o porcelanato. Nem lembro mais se falei no outro post, mas pra quem não sabe, o porcelanato é nada mais nada menos do que uma pedra que pode ser polida (aquele brilhante) ou esmaltada (o porcelanato fica parecendo uma cerâmica). Aqui você tem o impasse da beleza X possibilidade de quebrar o fêmur! Claro que eu to falando do porcelanato polido ne? Mas, salvo engano, tem umas peças próprias para serem usadas em áreas molhadas, então se você quiser, porque quiser porcelanato no seu casulinho de banho, vá logo perguntando se o "bixo" não escorrega. Olha só essas fotos...


(Olha um nicho aliiii!!!)







Gente só mais uma coisinha, Porcelanato é quase um bichinho de estimação, requer carinho, atenção e cuidado... olha so o que diz essa arquiteta:
“O porcelanato polido, sem esmalte, é um material que mancha em contato com água, bebidas, urina de animais e outros líquidos”, afirma a arquiteta Anelise Ledur - tel. (51) 3273-6965, Porto Alegre, RS. Para evitar o problema, não deixe água parada sobre o local. Opte também por produtos que tenham uma camada protetora, conservando a aparência de novo do piso por mais tempo.  (Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI78883-16790,00-PISO+COMO+EVITAR+MANCHAS+NO+PORCELANATO.html)

Então, cuidado na hora de limpar seu porcelanato, vejam só o que ele NÃO aguenta:

Sabão em pó;
Ceras e produtos para realçar o brilho;
Escovas abrasivas;
Qualquer espécie de ácido;
Produtos multiuso e detergentes fortes que possuam ácidos em sua composição;
Soda cáustica.

A outra opção é o mármore. Na verdade, se vc quer revestir seu doce banheirinho com pedra, opte pelo granito ok? Péra! Vou explicar a diferença... basicamante, o mármore é mais poroso e o granito mais denso, ou seja, vc não quer que seu piso vire uma esponja ne?  olha só:




É chique, eu sei, mas eu não sou muito chegada não, mas pra quem gosta fica a dica!


Uma diquinha muito legal também é a do cimento queimado. Dá um ar rústico e chique ao mesmo tempo e no dia que você enjoar não precisa arrancar nada, é so colocar o piso por cima! (Essa dica vai especialmente pra minha sobrinha Karla que quer fazer a casinha dela toda em estilo rústico!!) Olha só:








Lindo lindo lindo de doer!!!!!


E agora, tcharammm!!! Pastilhas!! Gente, pastilha de vidro é cara, em média R$ 25,00 a peça de 30x30cm, mas é lindaaaaa!!! mas tem também as de cerâmica que dependendo, pode ter um efeito de "Lindeza" semelhante ao da pastilhinha de vidro. Elas podem ser usadas para revestir uma área grande ou para ficar nos detalhes. Olha só esses banheiros decorados com pastilhas:














É um charme ou não é?!?!

Gente outra coisinha que eu acho um xodó é revestimento em madeira. Só que madeira em banheiro é complicado por causa da umidade e tal.... mas eu tenho uma boa notícia!! São peças de porcelanato que imitam madeira. Lembra que eu falei nisso no post sobre pisos e sobre as varandinhas??

Pois bem, olhem essas fotos e me digam se não é uma fofura:



Esse é bem capaz de ser mesmo madeira, mas é so trocar pela peça de porcelanato imitando que dá o mesmo efeito!! 


Aqui ainda fica a dica pra quem não quer colocar cerâmica até em cima... pra quem gosta de ousar, ta ai um wc rosa e branco!!





No site da Portobello você pode encontrar linhas lindíssimas de peças de porcelanato que imitam madeira. Vale a pela conferir. Barato? Fofinha, nada é caro nesse mundo, a gente é que, ainda, ganha pouco!!! hahahaha
Mas minha dica final é a seguinte: nada de fazer loucuras, ok? Se pode, pode, se não pode, encontra uma alternativa mais parecida possível com o que você deseja e, quem sabe, colocando a criatividade pra funcionar você cria coisas lindas gastando menos do que imagina ne?

Bem pessoal... por hoje é só!
Dicas, perguntas e sugestões para novos post, é só postar um comentário que eu respondo rapidinho!!

Beijinhos e até o próximo post!!



20 comentários:

  1. Gostei muito das dicas...o cimento queimado ficou lindo também amei o piso que imita madeira é o quero... só que creio que o cimento queimado fique mais em conta. Depois mando pro teu e-mail umas fotos do terreno e da casinha que já tem lá que será a que iremos morar primeiro. Bjos, obrigada e ainda vou precisar muito de suas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Manu, obrigada por atender meu pedido em relação ao banheiro. Adorei as dicas!! Também tenho neura quando entro em banheiro. Acho que é um dos lugares da casa que mais precisa de capricho. Olha quem fala...o meu ainda está com cortininha de plástico! Acredita??? Affe, que pobre... Mas um dia vai ser igual ao teu! Assim que eu virar acumputurista, ou ganhar na loteria. Beijos! Ah! Tia é a vovozinha!

    ResponderExcluir
  3. hahahahah!!!! Se eu sou Tia, pq vc nao pode ser tb!!!
    Que bom que gostou do post!! Mas olha, colocar um box não é tão caro não viu? A dica é juntar um pouquinho todo mês até juntar pelo menos boa parte do dinheiro, qd vc menos esperar, já ta com a graninha do seu lindo box!!! =]

    E Karlinha, manda mesmo as fotos do terreno, depois a gente troca umas ideias!!! =]

    Beijos e saudades das duas!!

    ResponderExcluir
  4. Manoela, adorei seu blog! Nós pobres mortais sem grana, precisamos de dicas e orientações desse dito. "Tia" Lia me indicou seu blog!! heheheheh. Sou sua seguidora a partir de hoje. Imagino como está lindo seu ap diante do seu bom gosto. Felicidades!! Bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Manoela!
    Amei seu blog,vc é muito fofa.
    Então,minha mãe está com sérios problemas na casa dela,devido a infiltrações na laje da casa.Ela fez um orçamento para colocar telhado,mais ficou muito caro. O que vc indicaria pra ela diante dessa situação?
    Beijos !!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivi!!
    Muito obg pelo carinho e seja muito bem vinda à NOSSA Querida Reforma!! =))
    Vamos lá ao probleminha da casa da sua mamy.
    Pra consertar infiltrações você tem algumas opções, fora colocar o telhado. Não sei te dizer se as opções que eu vou te dar seriam mais baratas, mas pelo menos é bom saber que existem opções, né?

    1. Aplicar produtos impermeabilizantes na laje. Você tem a opção de fazer um cimento bem forte com Vedacit ou de aplicar um produto chmado BLOKADE. Ele forma uma camada emborrachada na superfície, impermeabilizando o local. Você precisa passar várias demãos, (de 3 a 5, se não me engano)em diferentes direções pra formar um emborrachado bem forte.

    2. Colocar cerâmica na laje. Nesse caso, você não precisa comprar a melhor cerâmica do mercado, mas precisa optar pela melhor argamassa AC2 e o melhor rejunte. Então, a minha sugestão é: aplicar cerâmica com argamassa Quartzolit AC2 (que é a argamassa pra exterior, aguenta umidade super bem). A essa argamassa você vai misturar VEDACIT que é um impermeabilizante. Nos banheiros do meu apto eu usei essa argamassa misturada com VEDACIT pra não dar problema de infiltração. E o rejunte eu aconselho o da Quartzolit também. Se esse serviço for bem feito, a cerâmica ficar bem rejuntada e tal, sua mamãe se livrará do problema de infiltração! Ela pode comprar uma cerâmica mais em conta, até pq ninguém vai pisar lá, ninguém vai nem ver, mas precisa caprichar na argamassa e no rejunte. E não esquecer de preparar a argamassa com VEDACIT, ta?

    bem, querida, espero que alguma dessas diquinhas caiba no bolso da sua mamys e que, especialmente, resolva o problema dela!

    Qualquer cosia, estou às ordens!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu adora pastilhas para o piso do meu banheiro, tem tantas cores...é o máis legal. Também sempre gostei da madeira, e agora que tem porcelanato que imita madeira, melhor ainda. Obrigada pelas dicas. Acho que já estou visualizando o meu novo banheiro!

    ResponderExcluir
  8. Estou super em dúvida , qual a cor usar no meu banheiro, gostaria de colocar a parede do box diferente, a bancada será bege bahia e o piso branco. O que vc me sugere?????

    ResponderExcluir
  9. Esse porcelanato que imita madeira para banheiro é mesmo uma boa opção? Pergunto pois ouço que mancha por conta da umidade...

    ResponderExcluir
  10. Rochelle,
    vou fazer um post especialmente dedicado a você com várias ideias, ta?

    Anônimo, isso acontece sim, mas, em geral, acontece se o rejunte não for bem feito. Aí a água entra nas brechas e vai acumulando umidade. Capricha no rejunte e seja feliz com seu porcelanato imitando madeira!

    Bjs a todos!

    ResponderExcluir
  11. Manoela, gostei do seu blog. Dá dicas muito boas para banheiros(no presente post). Quero sua ajuda: preciso reformar meu banheiro que tem piso, revestimento e louças brancos. Mas como revestimento e louças estão em perfeito estado, como faço para colocar um piso que dê um outro aspecto ao meu banheiro mexendo apenas no piso?

    ResponderExcluir
  12. O meu comentário foi publicado e saiu da tela. Talvez por causa do meu nome que não sabia que precisava colocar.Aí está: Zilda de Araújo.

    ResponderExcluir
  13. Olá Zilda!
    Seu comentário continua aparecendo! às vezes o blogger dá um bug e algumas coisas não ficam visíveis!

    Muito obg pelo seu comentário e eu estou justamente preparando um post sobre pisos de banheiros! Espero que ajude você a se inspirar!

    Beijos, querida, e volte sempre!
    Manoela Malta

    ResponderExcluir
  14. Manoela adorei o seu blog. Estou iniciando reforma no meu apto e vou começar pela suíte. Estou pensando em colocar porcelanato imitando madeira em todo o apto de 90 m2 e também nos banheiros. Agora eu tenho fixação em banheira e vi que a Jacuzzi tem uma banheira de 1,20cm de comprimento por 79cm de largura. Pergunto se vc acha que há condições de instalá-la no meu pequeno banheiro que prevalece uma medida retangular de 1,30m de largura por 3m de comprimento, compartilhando o mesmo espaço com pia e vaso sanitário, considerando, sobretudo que o banheiro tem um recorte em uma das paredes da extremidade do retângulo que o estreita para 1,20 de largura. Assim a sua medida total é : 1,20 largura por 1,10 comprimento, continuando com 1,90 de comprimento por 1,30 de largura. Agradeço muito sua orientação pois estou receosa de priorizar a banheira e acabar tendo um banheiro meio disforme.

    ResponderExcluir
  15. Olá Anônimo!

    Veja, se eu entendi bem, as duas extremidades do retângulo do seu banheiro têm larguras diferentes. O ideal seira você colocar sua banheira na extremidade de 1,30m, porque o espaço precisa ser maior do que a banheira, senão ela nao entra!

    Eu aconselho você a entrar em contato com o atendimento ao consumidor da Jacuzzi, para que eles possam te informar melhor a melhor forma de instalar. Se você mora em prédio, é preciso levar em consideração o peso da banheira cheia e tudo mais. Através dessa página, você fala diretamente com eles: http://www.jacuzzi.com.br/contato/fale-conosco/

    Espero ter ajudado!
    Beijos e volte sempre!
    Manoela Malta
    (Ah!! e deixa seu nome pra eu não ficar te chamando de "Anônimo!! rsrsrs)

    ResponderExcluir
  16. Uau, seu blog é lindo e as dicas são ótimas! Parabéns, adorei.
    Seguindo! :)
    http://coisadeamanda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. oi eu estou na duvida de reforma meu banheiro tenho 2 filhos ,e estava querendo bota porcelanato no meu banheiro ou cerâmica,sendo que queria antiderrapante no chão ,mas tem opinião de outras pessoas que o porcelanato macha atoa ,e ser em vez de bota o porcelanato eu coloca cerâmica fica feio fora da moda ,tira essa duvida !!! obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gicilene!

      veja só, cerâmica é um material que dificilmente sairá de moda, o que sai de moda é o desenho da cerâmica, as cores, etc. Você usando uma cerâmica neutra, nunca sairá de moda.
      A coisa do porcelanato é um caso a se pensar. Lindo, elegante, chique. Porém, precisa ser muito bem escolhido, principalmente em banheiro. Primeiro que ele vira um sabão quando molhado, então, o risco de escorregar é grande mesmo e, segundo, também já ouvi vários depoimentos de que mancha, arranha, etc.
      Minha dica pra você é: compre seu piso numa loja especializada em pisos, ao invés de comprar em grandes armazéns.
      Numa loja especializada, os vendedores são treinados para indicar o melhor tipo de piso pro ambiente que vc quer. Já num armazém, eles sabem um pouquinho de tudo e, nesse caso, saber um pouquinho não resolve o problema.
      Existe o porcelanato polido que é aquele bem brilhante, e existe o outro que, À primeira vista, parece uma cerâmica e que é antiderrapante. Diga ao vendedor que está procurando um piso bonito, elegante e antiderrapante para seu banheiro. Ele, certamente, vai te ajudar.

      Bjs!
      Manoela

      Excluir
  18. Boa tarde! Manoela gostei muito do seu blog e pediria uma reforma para banheiro da terceira idade tenho 66 anos e gostaria de um banheiro bem seguro e bonito.
    Célia Maria Castro da Silva.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite Manoela. Preciso reformar os banheiros da casa, troca de prumada do prédio, então vai ser inevitável. Existe alguma tinta que pinte por cima do azulejo e pronto?

    ResponderExcluir

Fala com a gente, vai!! Mas não esqueça de deixar seu nome! =**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...