domingo, 12 de junho de 2011

Argamassas e Rejuntes: dúvidas frequentes!

Amores da minha life!!!

Tenho uma super novidade, mas só posso contar amanhã... to me roendo!! ai ai ai!!! Mas prometooo que amanhã eu conto!!

Gente, uma das coisas que mais enlouquecem uma pessoa em reforma é pedreiro que faz conta doida de material e toda semana pede mais um pouquinho de quaquer coisa.... Pra evitar essa tentativa de enlouquecimento, preste atenção em algumas coisas:

1. Agora é a hora de colocar em prática suas aulas de matemática: meça TODA a sua casa e calcule a área para saber o quanto de piso vai ser necessário. Pra quem dormiu na aula de matemática, aí vai a dica: largura (m) x comprimento do cômodo (m) = área total em m². Depois você vai somar todas áreas de todos os cômodos e vai ter a área total do piso em m². "Mas minha sala é irregularrrr!!!" Então, fofinha (o), você vai fazer o seguinte: vai dividir seu cômodo em quadrados (ou retângulos), vai calcular a área separadamente e depois soma as áreas. Exemplo (aula particular de matemática é mais cro viu povo?):


Captou a mensagem?? A linha pontilhada é onde você vai separar os ambientes pra calcular a área. Qualquer dúvida, contatem qualquer professor de matemática do Ensino Fundamental, ok??

Voltemos....

2. Depois que você faz toda essa conta, ainda não acabou: você precisa calcular a área que você vai colocar revestimento, em geral: cozinha, parede, área de serviço, varanda, ou seja, áreas molhadas em geral. Como faz essa conta?? Meça o pé direito... não criatura... não é o SEU pé direito!! é o da parede... "mas a parede nem tem perna!!" OK OK... começando do começo. Pé direito = altura da parede, do piso, ao teto (feito Comercial Batista, caiu a ficha?) ainnn... Bom... vc calcula, em cada ambiente desse, a largura de cada parede e multiplica pela altura depois soma tudo. Agora você tem a área total de revestimento!!! ÊÊÊÊ!!!

3. Se você for usar a mesma pedra do piso nas paredes, é só somar o cálculo do item 1 com o item 2 e tá tudo certo. Senão, leva pra loja os valoers separados e aí é so escolher o que vai colocar no piso e o que vai nas paredes!!

E a última dica master importante na hora de comprar seu piso e revestimento: compre 10% a mais do que o calculo da área total, porque essa é mais ou menos a margem de desperdício (pedras quebradas, pedras cortadas de forma errada, etc.). Se você for fazer também rodapé com a própria pedra, calcule o metro linear e considere que cada pedra lhe dá duas pedras de rodapé (as duas extremidades da pedra).

4. O cálculo da armagassa!! Aqui é onde os pedreiros mais nos enlouquecem! A primeira coisa que você precisa saber é que exitem vários tipos de argamassa para diferentes pedras e locais da casa:
 - Argamassa AC I = usada para inteiores, áreas secas (quartos, sala...)
 - Argamassa AC II = usada para exteriores e/ou áreas molhadas (jardim, banheiros, lavanderias, alguns usam em cozinhas também)
 - Argamassa para porcelanato = sim, povo, tem que ser diferente porque para porcelanato t-u-d-o é diferente (e mais caro). Esse tipo de argamassa tem a liga mais forte porque a pedra é mais pesada.
 - Argamassa para pastilha de vidro e mosaicos = esse tipo de revestimento requer argamassa específica que já serve como rejunte: ele coloca a argamassa SÓ na parede e pressiona o pano de pastilhas, depois é so dar limpadinha nos excessos que saem por entre as pastilhinhas, sem fazer friso e pronto, pastilhas assentada e rejuntadas ao mesmo tempo.
 - Argamassa Piso Sobre Piso = essa é a mais cara de todas! Hoje em dia já é possível colocar piso novo sobre piso antigo, o problema é que se o piso antigo estiver desnivelado, o novo também ficará e, se você mora em prédio, corre o risco de a estrutura não aguentar o pedo e predicar seu vizinho de baixo

Bom, basicamente, esses são os principais tipos de argamassa. mas e agora como calculo??

Vamos lá!

Cada saco de argamassa AC I e AC II tem 20KG. Então você vai calcular o seguinte:
 - Para AC I:  3m² por saco (aula de matemática de novo... regra de três, lembrou?)
 - Para AC II: 2m² por saco. (é povo, argamassa é um comedor de dinheiro na sua reforma...)

Agora vamos para o rejunte!!


Existem, basicamente, dois tipos de rejunte: o convencional e o epóxi. O epóxi é um rejunte de alta aderência (tão alta que se o cabra errar e sujar sua pedra e não limpar mais do que imediatamente com um pano úmido, ele vai ficar ali grudado para todo o sempre, eternamente, amém!) e  mais impermeável do que o convencional. Se você quer usá-lo, contrate alguém com pós-doutorado em aplicação de rejuntamento epóxi, ok?

Em geral, os sacos de rejunte vem com 1 ou 5kg. Para calcular a quatidade de rejunte que você vai precisar, o site http://www.weber.com.br disponibiliza a seguinte fórmula (clica que aumenta):


E então, povo, tudo entendido??

Agora, é só fazer os cálculos pra evitar a pergunta fatídica: "Ô sr. pedreiro, quanto vai precisar de argamassa?!". Mas, no fim das contas é melhor você precisar ir ao armazém mais de uma vez do que desperdiçar material, afinal, se alguém tiver árvore de dinehiro em ca$a, guarde uma sementinha pra mim ta?

Beijos e até o próximo post!!! =**

ps.: Lembrem-se: na página "Fale com quem Entende!" você pode falar diretamente com Amy & Vera, as nossas arquitetas colaboradoras do blog! Passa lá vai!!

4 comentários:

  1. Super útil esse post! Ainda bem que não tive esse trabalhão todo. Quando fui comprar os pisos e revestimentos, levei todas as medidas já calculadas e na própria loja o vendedor (Santa Cruz Acabamentos - vendedor bem treinado, uma beleza)já sabia quanto de argamassa e rejuntes seria utilizados. O cálculo das áreas eu já sabia, inclusive descontar as janelas (graaaaandes) pra não comprar coisa demais. Mas gostei demais da dica da argamassa e rejunte. Tô sabendo prá próxima vez que precisar. Beijim!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí! Certinho.
    O problema é quando compramos um produto novo no mercado e o vendedor empurra dizendo que o rendimento é diferente.
    Recentemente aconteceu numa obra... sobrou quase o dobro da argamassa comprada!!!!
    Ninguém merece!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Love de mai life!!!!
    Essas contas são muito fáceis,principalmente se o noivo for professor de física.rsrsrs
    Mas tu ja pensou uma advogada fazendo essas contas, pra mim não dá!!!!! Mas adorei todas as dicas. Vc é a psicóloga mais arquiteta e engenheira civil que eu conheço!!
    Bjs. cunhada te amamos...

    ResponderExcluir
  4. to fazendo minha casa a agora fiz ao contrario de vc casei tiver 2 filhos e agora to fazendo a casa rsrsrs mais to super viciada nas suas dicas vejo todo dia agora

    ResponderExcluir

Fala com a gente, vai!! Mas não esqueça de deixar seu nome! =**

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...